top of page

Resposta ao Capataz

2018

Dramaturgismo

Peça teatral. Obra de conclusão de curso da turma 67 da Escola de Artes Dramática da USP. Tivemos como ponto de partida a leitura da carta Mundus Novus escrita (talvez) por Américo Vespúcio e impressa (talvez) em 1503 em Paris.

Trata-se de uma peça-resposta feita por corpos variados. Nossos corpos de agora respondem como observadores e fazedores de um tempo à prática e à imposição de um pensamento colonial existente ainda hoje nos discursos e ações. Tivemos como ponto de partida a leitura da carta Mundus Novus escrita (talvez) por Américo Vespúcio e impressa (talvez) em 1503 em Paris. Uma carta apócrifa, porém, oficial, que funda o projeto colonial batizando a América como um mundo exótico, explorável e sexualizado.

Com uma narrativa repleta de exageros, charlatanismos, contradições e paradoxos, da carta pulam corpos. Corpos despedaçados obrigados a fazer parte de um jogo entre verdade e mentira, ou melhor, entre verdade e dor. O irônico e, porque não dizer trágico, é que uma das definições do nome Américo se refere aquele que é, tanto o dono da casa, quanto o dono do trabalho, aquele que manda fazer, ou o capataz. Em nossa resposta somos corpos territórios, corpos–colonizados , corpos–falantes , corpos escapes corpos–imaginadores , corpos–resistentes invasores, e que tentam assumir o irreconciliável. Dez corpos que gritam não são dez bons selvagens antropofágicos. A vida não é um tratado de paz.

Peça de conclusão de curso da turma 67 da Escola de Artes Dramática da USP.


FICHA TÉCNICA

Criadores: todxs

Direção geral: Kenia Dias e Ricardo Garcia

Elenco: Turma 67 - Carolina Borelli, Ediana Souza, Guilherme Zanela, Welington Landim, Lucas Corbucci, Mônica Augusto, Palomaris, Vanessa Balsalobre

Vinicius Albano, Wesley Monteiro

assistente de direção e preparação de elenco: Ana Paula Lopez

Dramaturgismo: Lara Duarte

Dramaturgia: Kenia Dias e Turma 67

Direção de arte (luz, figurino, espaço cênico) e trilha sonora: Ricardo Garcia

direção de movimento, cena e preparação de elenco: Kenia Dias

Colaboração no trabalho vocal: Mônica Montenegro

Técnicos de iluminação e áudio: Denilson Marques e Mario de Castro

Cenotécnico: Zito Rodrigues e Nilton Ruiz Dias



 

LINKS EXTERNOS:

https://jornal.usp.br/cultura/grupo-da-escola-de-arte-dramatica-apresenta-resposta-ao-capataz/


bottom of page